Políticas de Privacidade
Proteção de Dados Pessoais e Compromisso com a Privacidade
Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
1. Qual o nosso compromisso com a segurança e proteção dos seus dados pessoais?
A R7 Serviços é uma empresa capixaba que possui como proposta de valor, ao atuar na instalação de internet para pessoas físicas e jurídicas, atuando como principal parceira estratégica dos provedores de internet e operadoras de telecomunicações.
Diante desta proposta de valor e com a finalidade de sempre manter a excelência na prestação de serviços, a empresa adotou um Programa de Proteção de Dados Pessoais que possui medidas de boas práticas e que seguem os princípios norteadores da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
Além do compromisso com a qualidade dos serviços aos usuários, temos forte dedicação na proteção da privacidade das informações confiadas pelos parceiros à nossa empresa.
Esta política foi elaborada em conformidade com a LGPD e a sequência das informações segue o que chamamos de "Ciclo de tratamento de dados". Dedique alguns instantes do seu tempo para compreender como suas informações são processadas em nossos bancos de dados.
2. No que consiste a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?
É a Lei Federal que estabelece regras ao uso de dados pessoais por entidades públicas e privadas. A LGPD (nº 13.709/2018) garante direitos aos titulares dos dados e estabelece as regras para coleta, armazenamento, processamento e compartilhamento de dados de pessoas físicas.
3. Quais dados são coletados e por quê?
O tratamento das informações de nossos clientes é essencialmente relativo a questões cadastrais necessárias à efetivação da instalação de rede de equipamentos, suporte técnico, e outros serviços de apoio técnico e estratégico para telecom.
Sendo assim, coletamos de nossos clientes somente aquilo que é essencial para nossa adequada prestação de serviços, dispostas nos itens a seguir.
4. Quais dados são coletados
Aqui estão os dados que tratamos dos clientes em nossa base de dados. Para sua compreensão, os dispusemos na seguinte ordem:
4.1 - Dados Cadastrais:
Os dados classificados como cadastrais são aqueles que o titular dos dados disponibilizou quando contratou os Serviços das empresas parceiras:
- Nome completo;
- Documentos (CPF/RG);
- Endereço;
- E-mail;
- Número de telefone;
- Dados de cartão de crédito (quando aplicável);
4.2 - Dados de navegação:
A empresa não possui acesso ao QUE ou ao CONTEÚDO acessado por seus usuários durante a sua navegação. O acesso aos dados de navegação (que não são considerados dados pessoais para efeitos legais) são verificados pelo provedor de internet, tais como: endereço de protocolo internet (IP), cookies, porta Lógica; dentre outros.
O titular de dados pode ficar tranquilo, a R7 SERVIÇOS não acessa sua intimidade. Nenhum dado sensível é tratado na empresa.
Por sensível entenda-se os dados pessoais relativos à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização religiosa, filosófica ou política, dado referente à sua saúde ou à sua vida sexual.
4.3 - Dados sobre o perfil do consumidor
A empresa com a finalidade de garantir a excelência na execução dos serviços NÃO trata dados referentes ao seu consumo de internet, históricos de pagamentos, sobre eventuais contestações e atrasos de contas, eventualmente sobre trocas de planos de serviços e contatos realizados conosco, dentre outros.
4.4 - Dados de menores de idade
A empresa não trata dados de menores de idade, já que a contratação dos serviços é feita somente por empresas parceiras.
4.5 - Por que a empresa utiliza cookies?
Os cookies não são considerados dados pessoais. Isso porque eles não são capazes de identificar a "pessoa por detrás do dispositivo" que acessa a internet.
Cookies são responsáveis por trazer informações acerca do padrão de navegação de um IP (Internet Protocol), mas não são capazes de aferir se o usuário daquele IP é "João, Maria ou José" por exemplo.
Como a maioria das páginas na internet, a R7 Serviços também utiliza cookies com a finalidade de facilitar a navegação e promover uma prestação de serviços com mais qualidade e de forma personalizada para nossos clientes parceiros.
5. O que é feito com meus dados e se é preciso dar autorização para que isso seja feito
Para prestar os serviços contratados por nossos usuários é indispensável sabermos quem eles são para sua própria segurança e para se estabelecer uma relação contratual. Além disso, além da LGPD, outras leis exigem que as empresas prestadoras de serviços para os provedores de internet, tenham em seu banco de dados algumas informações das quais foram coletadas dos clientes.
Pela Lei Geral de Proteção de Dados, é possível, portanto, dispensar a burocracia de exigir do parceiro autorizações no tratamento de suas informações quando o provedor de internet deixa claro o que é feito com elas e quando é necessário para:
- Execução de contratos;
- Legítimo interesse;
- Cumprimento de obrigação legal;
- Cumprimento de obrigação regulatória.
Os dados, portanto, são tratados, resumidamente dessa forma:
Dados cadastrais:
Dados dessa natureza ou outras informações que possuem a finalidade de cumprir o contrato de prestação de serviços com a maior efetividade e excelência.
Dados de navegação:
Quando você acessa nosso site, podemos coletar informações que nos permitem entender melhor alguns comportamentos com a finalidade de:
- Melhorar a experiência de nossos clientes e parceiros;
- Promover a continuidade e segurança de nossos produtos e serviços;
- Prevenir, detectar, impedir e resolver fraudes;
- Garantir, tratar e prevenir incidentes de segurança ou qualquer atividade que seja proibida pela lei;
- Garantir a segurança de nossos sistemas e redes;
- Cumprir as solicitações de autoridades competentes;
- Cumprir a legislação e os regulamentos aplicáveis.
Dados oriundos da utilização de nossos serviços:
A empresa poderá utilizar as informações dessa natureza com a finalidade de:
- Identificar e corrigir possíveis falhas nos serviços;
- Evoluir na forma que prestamos nossos serviços;
Seleção de colaboradores:
As informações coletadas com a finalidade de realização de processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores, tais como: Documentos, currículo, formação acadêmica, avaliações de caráter psicológico, técnico e comportamental, histórico profissional, dentre outros, seguirão os ritos legais e da nossa política interna.
Informações encaminhadas por SMS/E-MAIL/WHATSAPP:
A fim de garantir maior dinamismo na prestação de nossos serviços, a empresa poderá encaminhar SMS/E-MAIL/WHATSAPP informando sobre possíveis agendamentos para manutenções, dentre outras informações com a finalidade de atender os dispositivos legais e regulatórios aplicados.
Dados biométricos:
A empresa trata dados dessa natureza (dados sensíveis) com a finalidade de prevenir fraudes garantindo assim maior segurança para nossos clientes, parceiros e interessados. Bem como para controle de acesso dos colaboradores ao prédio da empresa e para registro de ponto eletrônico.
6. Como protegemos as informações que tratamos?
Tão importante quanto tratar, é assegurar que nossos clientes tenham a segurança de que suas informações sejam tratadas com segurança e com adequado sigilo e confidencialidade.
Para isso, a empresa utiliza os equipamentos e sistemas de segurança disponíveis no mercado. Dentre eles, encontram-se os Firewalls e a Criptografia, utilizados para reduzir as possibilidades de eventuais invasões em nossos sistemas (hackers, sequestro ou uso indevido de dados).
Princípios de Segurança:
- Finalidade e Adequação: só realiza o tratamento de dados pessoais para atender as finalidades e propósitos legítimos e informados nessa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e em conformidade com a legislação e regulamentos aplicáveis.
- Necessidade: Para garantir maior segurança em nosso tratamento de dados, se limita o tratamento realizado ao mínimo necessário para a realização das finalidades expostas nessa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.
- Transparência: desenvolveu um programa de proteção de dados que objetiva garantir aos titulares clareza de como seus dados pessoais são tratados.
- Segurança: Nossa empresa utiliza medidas técnicas e administrativas para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão.
- Prevenção: Mais importante do que saber o que fazer em casos de incidentes à proteção de dados é prevenir os respectivos. Por isso, a empresa adota diversas medidas para prevenir a ocorrência de danos em virtude do tratamento de dados pessoais.
Recomendações de Segurança:
- Não utilize dispositivos desconhecidos;
- Faça backup com frequência;
- Tenha programas de antivírus atualizados;
- Sempre escolha senhas fortes com: 8 caracteres, letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais;
- Sempre troque sua senha com um intervalo de no máximo 6 (seis) meses;
- Em casos de suspeitas de comprometimento de sua senha, troque-a imediatamente;
- Cliente, não compartilhe seu login e sua senha, seu acesso é pessoal e intransferível, ou seja, você é o único responsável pela guarda, sigilo e bom uso deles.
7. Quem pode ter acesso às suas informações
Além de você e a empresa, por questões legais ou administrativas, suas informações poderão, eventualmente, ser acessadas por terceiros.
Mesmo quando isso for necessário, exigimos que todos os operadores (terceiros / prestadores de serviços) aos quais precisarmos dar acesso, também deverão estar em conformidade com a LGPD e com nossa Política e com o compromisso de utilizá-las apenas com as finalidades descritas nesse documento.
Assim, poderão ter acesso aos seus dados:
- Empresas parceiras/Profissionais terceirizados: A empresa possui contrato com empresas terceirizadas, como: prestadoras de soluções administrativas, escritórios de contabilidade e advocacia, terceirização de processos e mão de obra, sempre objetivando promover uma excelente experiência para nossos clientes e interessados.
- Call center: Utilizado para prestar o atendimento devido aos nossos clientes e interessados.
- Empresas de crédito e cobrança: por exemplo, para atividades de cobranças em geral.
- Parceiros de publicidade: A empresa, com o objetivo de atender as preferências e as utilizações dos nossos Serviços pelos clientes e interessados, pode realizar o compartilhamento do seu perfil com parceiros para fins de publicidade.
- Colaboradores: A nossa empresa com a finalidade de realização dos serviços, poderá compartilhar as informações com nossos colaboradores para maior efetividade no alcance de nossa proposta de valor.
- Autoridades governamentais e judiciais: A empresa, compartilhará as informações coletadas caso seja necessário para o cumprimento de qualquer legislação, regulação, processo legal ou solicitação governamental e/ou judicial.
8. Por quanto tempo armazenamos suas informações e quando excluímos seus dados
A empresa armazena seus dados enquanto mantiver um relacionamento com os clientes e interessados e de acordo com as finalidades para as quais foram coletados.
No mais, seus dados serão armazenados por nossa empresa pelo tempo que for necessário para o cumprimento de obrigações legais e regulatórias.
Para melhor compreensão os dados cadastrais, serão armazenados por 5 anos, para processos administrativos e judiciais.
Enquanto mantivermos relação comercial / contratual com o cliente/parceiro não poderemos promover a exclusão dos dados do titular (usuário dos serviços), nem mesmo quando houver expressa solicitação, por questões legais.
9. Como exercer os seus direitos de titular de dados
Mesmo estando sob nossa responsabilidade, os seus dados, são seus. Você é o titular deles e asseguraremos todos os direitos que a lei lhe concede.
Seus direitos garantidos pela Lei Geral de Proteção de Dados:
- O Titular dos Dados possui o direito de confirmar se a empresa realiza o tratamento dos seus dados pessoais, bem como de solicitar o acesso e uma cópia destes;
- O Titular dos Dados também poderá requerer a correção de seus dados, caso haja incoerências ou desatualizações;
- Ademais, o Titular também poderá requerer a exclusão dos seus dados que são tratados pela empresa;
- Na hipótese da empresa realizar o tratamento de seus dados pessoais, você poderá requerer que seus dados classificados como desnecessários sejam anonimizados, bloqueados ou eliminados;
- O Titular dos Dados também possui o direito à portabilidade de suas informações, podendo transferir seus dados para outro prestador de serviços;
- No mais, o Titular também possui o direito de retirar o consentimento para os processos que tenham esta base legal de tratamento;
- O Titular é livre para não fornecer seu consentimento quando a empresa o solicitar para fins de tratamento.
10. Nossos canais de comunicação sobre proteção de dados
A empresa disponibiliza para clientes, interessados e parceiros, em caso de dúvidas, um espaço específico em nosso site para o contato.
Contudo, caso sua dúvida seja específica sobre essa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e/ou relacionada ao tratamento dos seus dados pessoais, basta entrar em contato pelo e-mail: juridico@acertasolucoes.net.br
Informações de Contato:
Encarregado de Proteção de Dados (DPO): juridico@acertasolucoes.net.br
Última atualização: Janeiro de 2025